top of page

13º começa a ser pago em abril; confira grupos contemplados

Atualizado: há 5 dias

Calendário de pagamentos acontece até junho para segurados do INSS; governo prioriza quem recebe até um salário mínimo

Por: Brenda Teixeira e Lilian Xavier

Mais de 28 milhões de cidadãos têm direito ao benefício | Agência Brasil
Mais de 28 milhões de cidadãos têm direito ao benefício | Agência Brasil

A primeira parcela da antecipação o 13º salário, junto com o pagamento final de abril, chegará para aproximadamente 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A decisão foi tomada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, com o objetivo de "ajudar aposentados e pensionistas do INSS que terão a metade do décimo terceiro para pagar suas contas, comprar remédio, comida, suprir necessidades básicas".


O cronograma de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio. No próximo mês será paga a segunda metade do 13º salário, de 26 de maio a 6 de junho. Para receber, será considerado o último número no cartão do beneficiário, com exclusão do último digito verificador, que aparece após o traço.


A prioridade para o recebimento é de pessoas que ganham até um salário mínimo. Depois desse grupo, aposentados e pensionistas que recebem acima do piso nacional terão acesso ao benefício. Eles terão o valor da parcela creditado de 2 a 8 de maio.


Pessoas contempladas pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada) não recebem os valores pagos a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, a não ser que comprovem baixa renda e que sejam beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.


Segundo dados da folha de fevereiro, 28,68 milhões de pessoas, cerca de 70,55% do total de aposentados e pensionistas do INSS, recebem até R$ 1.518, um salário mínimo mensal. A previsão é que sejam investidos R$ 73,3 bilhões na economia brasileira.

Comments


bottom of page