A Preferência Popular entre Democracia e Ditadura.
- Camila Brasilino
- 2 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2024

(Foto: Tropas equipadas com tanques protegem o Ministério da Guerra, no Rio de Janeiro/Reprodução: BBC News)
O Datafolha realizou uma pesquisa nos dias 19 e 20 de março, divulgando resultados referentes a preferência popular entre democracia e ditadura, resultando que 71% dos cidadãos entrevistados apoiam a democracia, 7% responderam que acham melhor um governo ditador do que democrático, já os outros 18% não quiseram falar.
Foram entrevistados 2.002 eleitores pelo Datafolha em 147 cidades diferentes entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
60 Anos de Golpe
No último domingo (31), o Brasil completou 60 anos da Ditadura Militar, com a supressão de partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais. O período ficou marcado pelo desaparecimento forçado de opositores políticos e por episódios emblemáticos de violência marcando os 60 anos de golpe militar, o que gerou debates sobre justiça, memória e reconciliação.
Isso mostra que independente das preferências individuais, é fundamental reconhecer o poder e a responsabilidade inerentes à participação cívica e à defesa dos direitos humanos.
Comentários