top of page

Abandono ambiental reflete no Rio Grande do Sul

Atualizado: 16 de mai. de 2024

Calamidade ambiental no Rio Grande do Sul levanta críticas à gestão de Eduardo Leite e destaca a urgência de políticas ambientais no Brasil


Antes e depois de regiões inundadas no Rio Grande do Sul / Reprodução: Planet Labs


A gestão ambiental, mais especificamente as alterações na legislação , realizadas pelo governador Eduardo Leite no Rio Grande do Sul, em 2019, tem sido alvo de críticas. Essas medidas, somadas à escassez de recursos destinados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, destacam a necessidade de uma abordagem mais responsável por parte dos políticos brasileiros, diante dos crescentes desafios climáticos globais.


No Brasil, a preocupação com questões ambientais ganhou destaque, após o desastre ambiental no Rio Grande do Sul. A população e especialistas como,  Rafael Altenhofen, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Caí, criticam o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), pela maneira como lida com temas relacionados ao clima, fauna e flora. Em seu primeiro ano de mandato, em 2019, Leite foi responsável por um projeto que cortou ou alterou 480 pontos do código da lei ambiental estadual.  


As mudanças resultaram na redução dos requisitos para licenciamento ambiental, flexibilização das punições para infrações ambientais e diminuição das áreas de preservação permanente, o que refletiu no ecossistema e na qualidade de vida das pessoas.  Essas ações se somam à situação alarmante, em que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática recebeu recursos apenas de uma deputada federal, Célia Xakriabá (PSOL-MG), para tratar de assuntos ligados à mudança do clima. 


Fora do país, Jacinda Ardern, Primeira-Ministra da Nova Zelândia, tem sido elogiada por seu engajamento na proteção da biodiversidade e na promoção da agricultura sustentável, como parte integrante da resposta às mudanças climáticas. Esse contraste evidencia a complexidade das políticas ambientais e a urgência de ações efetivas por parte dos políticos brasileiros diante dos desafios climáticos globais.

留言


bottom of page