Analu Sampaio é indicada ao Grammy 2024
- Anna Celli e Pedro Hengler
- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de out. de 2024
Com apenas 16 anos, brasileira concorre na categoria Melhor Álbum de Engenharia de Gravação

A cantora Analu Sampaio, natural de Vitória da Conquista, na Bahia, acaba de alcançar um dos maiores reconhecimentos da música latino-americana ao ser indicada ao Grammy Latino 2024. A jovem artista, aos 16 anos, foi indicada na categoria Melhor Álbum de Engenharia de Gravação com seu álbum de estreia, Analu, lançado neste ano.
Filha de músico, a artista conta com o apoio da família e tem como referências nomes como Djavan, Gilberto Gil, João Gilberto, Rosa Passo, João Bosco e outros. “Eu sou apaixonada pela música brasileira. Acho tão rica, com tanta história. Para mim, é muito gostoso. Viver coisas com a música na minha vida é muito mágico” disse Analu ao jornal Metrópole.
Ela conta que estava na quadra da escola com amigos quando recebeu a informação de que estava indicada ao prêmio latino. A notícia veio do produtor, Felipe Simas. “Comecei a chorar e rir (tudo ao mesmo tempo). Toda a minha trajetória passou na minha cabeça e fiquei muito muito emocionada”, descreveu em entrevista ao periódico.
Com o disco homônimo, a cantora concorre na categoria Melhor Álbum de Engenharia de Gravação, ao lado de outros nomes da música brasileira e internacional, como Mobi Colombo, Jota.Pê, Mariana Nolasco e Os Garotin.A lista de indicados ao prêmio foi divulgada pela Academia Latina da Gravação no último dia 17. O prêmio será realizado no dia 14 de novembro deste ano, em Miami, Estados Unidos.
Composto por 11 faixas autorais, o disco explora uma diversidade de ritmos como samba, Bossa Nova, MPB e jazz. Analu também conta com colaborações de grandes nomes da música brasileira, incluindo Roberto Menescal, Nelson Faria e Affonsinho Heliodoro. Desde o lançamento, o álbum tem sido aclamado pela crítica e pelo público, consolidando a intérprete como uma das principais promessas da nova geração.
TRAJETÓRIA - Analu começou cedo. Desde a infância, já demonstrava sua paixão pela música, dividindo o palco com grandes nomes, como Toquinho, Roupa Nova, Sandra de Sá, Baby do Brasil, Sidney Magal, Jorge Vercilo, Daniel, Ivete Sangalo, O Teatro Mágico, Tiago Iorc, entre outros.

Com apenas cinco anos, participou do Programa Raul Gil e recebeu o apelido de “mini Elis Regina”. Em 2020, participou do programa The Voice Kids, à época, televisionado pela Rede Globo, quando se destacou e fortaleceu seu vínculo com a MPB e Bossa Nova, estilos que hoje marcam sua carreira. Atualmente, com 845 mil seguidores no Instagram, a multiinstrumentista também faz uso da rede social como para mostrar seu talento.
Depois de participar de festivais renomados como o Festival de MPB e Jazz de Nova Iorque e o Festival de Jazz de SantAndreu, em Barcelona, com a indicação ao Grammy, Analu planeja intensificar sua agenda de shows e expandir sua presença nos palcos internacionais.
Em entrevista à CNN, a cantora expressou sua emoção com a nomeação. "É uma honra enorme. Esse álbum foi feito com muito carinho e dedicação, e saber que esse esforço está sendo reconhecido de uma forma tão especial é muito gratificante." Em sua publicação no Instagram, Analu também fez agradecimentos a todos os envolvidos em sua trajetória musical.
Комментарии