As influências de figuras públicas nas decisões políticas no Brasil
- Victor Nogueira e Bianka Santos
- 12 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Além de Elon Musk, a artista Taylor Swift também influenciou as questões nacionais com sua turnê mundial.
Nos últimos dias, o bilionário Elon Musk realizou ataques contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na rede social X. Musk chegou a ameaçar descumprir decisões judiciais e propôs a renúncia ou impeachment de Moraes, influenciando o cenário político brasileiro.

(Foto: Elon Musk/Reprodução: Bnews)
Através desse cenário, é possível questionar-se: além de Elon Musk, existem outras figuras públicas que exercem influência no cenário brasileiro? A resposta é que sim, pessoas famosas podem influenciar nas políticas internas brasileiras, sendo elas brasileiras ou não.
Em novembro de 2023, o Brasil recebeu a “The Eras Tour’, uma turnê realizada pela cantora Taylor Swift. Com a abertura da venda de ingressos, os fãs reclamaram da questão do “cambismo”, ou seja, o ato de comprar ou vender ingressos para eventos a preços muito acima do valor original, explorando geralmente a demanda alta e a oferta limitada. Isso é comum em eventos populares, como shows, jogos esportivos ou peças teatrais.
O assunto sempre foi um problema no território brasileiro, ao ponto que foi criada uma legislação para essa prática. Porém, as leis contra o "cambismo" são aplicadas apenas a eventos esportivos, conforme o artigo 166 da "Lei Geral do Esporte" (Lei n.º 14.597), aprovada em junho de 2023. A turnê de Swift trouxe de volta o tema para os holofotes políticos do país, fazendo com que uma nova lei fosse criada para evitar essa ação.
Nesse sentido, a deputada Simone Marquetto (MDB-SP) criou um projeto de lei (PL), chamado de “Lei Taylor Swift”, cujo objetivo é proibir a revenda de ingressos para eventos musicais, teatrais ou quaisquer outros de diversão e lazer por preços maiores do que os estabelecidos pelas entidades organizadoras. Até o momento, o PL 3120/2023 ainda passa por tramitações, mas caso aprovado, causará impactos políticos e econômicos no país.

(Foto: Taylor Swift/Reprodução: Exame)
Comments