top of page

Brasil atinge recorde na produção de petróleo e gás

  • Foto do escritor: portalentrefocos
    portalentrefocos
  • há 3 dias
  • 1 min de leitura

Extrações do pré-sal foram realizadas em 169 poços; aumento representa 24% a mais em comparação com julho de 2024


Larissa Lima, Giovanna Ramos e Gustavo Laureano

Com Agência Brasil

Navio-plataforma Guanabara foi o que mais contribuiu individualmente para o recorde | Divulgação ANP
Navio-plataforma Guanabara foi o que mais contribuiu individualmente para o recorde | Divulgação ANP

A produção de petróleo e gás no Brasil alcançou a marca histórica de 5,1 milhões de barris por dia, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Fatores como manutenção, limpeza e novas instalações de plataformas são responsáveis pela variação mensal no volume de produção.


Houve também um aumento de extração desses recursos no pré-sal, com um crescimento de 5,6% em relação ao mês anterior, e de 24,2% se comparado com julho de 2024. O Brasil é o 8° maior produtor de petróleo do mundo. O Rio de Janeiro é o principal agente nacional e responsável por cerca de 80% dos combustíveis.


PIB - Em relação aos gases extraídos dos poços, 3% são queimados na atmosfera. Os outros 97% são distribuídos em fontes de energia para as próprias plataformas, disponibilizados para o mercado e reinjetados nos reservatórios naturais. Em termos de impacto econômico, a exploração petrolífera no Brasil equivale a 50% da oferta de energia interna e a 13% do PIB (Produto Interno Bruto), conforme o Ministério de Minas e Energia.








Comentários


bottom of page