Brasil reavalia postura em relação à Venezuela diante de tensões com a Guiana
- Kamilly Alves
- 4 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O governo avalia que a mudança de postura de Lula em relação à Venezuela veio em momento oportuno para preservar a imagem do Brasil, diante das recentes ações de Nicolás Maduro que tencionaram a relação com a Guiana. Anteriormente, Lula mantinha uma posição favorável a Maduro, defendendo-o mesmo quando criticado por perseguir a oposição e ameaçar invadir a Guiana.
No entanto, a postura de Lula mudou após Maduro impedir o registro da candidata da oposição, Corina Yaris, que substituiria Maria Corína Machado nas eleições venezuelanas. Essa atitude foi vista como uma quebra do acordo feito entre Maduro e Lula, levando a equipe do presidente brasileiro a considerar que o venezuelano estava abusando da boa vontade.
Nicolás Maduro promulgou uma lei que cria a província da Venezuela em Essequibo, território da Guiana, em busca de apoio para sua reeleição, após a descoberta de grandes reservas de petróleo na região. Diante disso, Lula assegurou à Guiana que não irá apoiar qualquer ação da Venezuela de invadir seu território. Essa mudança de postura de Lula é vista como um alívio pela equipe governamental, que agora vê o presidente brasileiro se distanciar das atitudes controversas de Maduro.
Kommentare