Brasileiros com Ensino Fundamental recebem 16% a menos
- Rafael Silva e Lucas Daniel
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Consulta inédita feita em parceria com a Unesco mapeou qual o retorno econômico para jovens e adultos que concluíram o ensino médio
Lucas Daniel e Rafael Silva
Com Agência Brasil
Pesquisa do Ministério da Educação, em parceria com a Unesco, que lançada nesta quarta-feira (10), no Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos, indica que pessoas com o Ensino Médio completo recebem 16% a mais do que quem possui apenas o Ensino Fundamental.
A modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) possibilita àqueles que não terminaram a escola na idade esperada a voltarem os estudos para obter o diploma do Ensino Fundamental e Médio. O que possibilita essa população a se candidatar a concursos públicos de nível médio.
O estudo mostra que o aumento da renda varia de acordo com a idade dos graduados pelo EJA. Os que concluíram as fases de alfabetização tiveram um aumento de média da renda em 16,3% no grupo entre 18 e 60 anos. Para faixas etárias mais avançadas, entre 46 e 60 anos, a média supera 23%.
“O aumento da renda, da formalidade e da qualidade das ocupações não só melhora a qualidade de vida das pessoas, como também contribui para a produtividade e a redução da pobreza e desigualdade”, destaca estudo feito por Fabiana de Felicio.
Saiba mais sobre o EJA em: https://www.educacao.sp.gov.br/educacao-jovens-adultos

Comentários