top of page

CBF divulga calendário de 2026

  • Foto do escritor: Isabela Almeida e Milena Domingues
    Isabela Almeida e Milena Domingues
  • 1 de out.
  • 2 min de leitura

Entidade anuncia a diminuição das datas dos campeonatos estaduais e a ampliação da duração do Campeonato Brasileiro


Isabela Almeida e Milena Domingues

Com Agência Brasil

CBF afirma que o principal motivo da mudança é garantir mais racionalidade e equilíbrio ao calendário | Rafael Ribeiro/CBF
CBF afirma que o principal motivo da mudança é garantir mais racionalidade e equilíbrio ao calendário | Rafael Ribeiro/CBF

O novo calendário do futebol masculino brasileiro foi divulgado nesta quarta-feira (01) pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para a temporada de 2026. Após anúncio realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro, a diminuição das datas dos campeonatos estaduais e a ampliação da duração do Campeonato Brasileiro ganharam destaque.



O formato da Série A do Brasileiro não sofrerá alterações. O campeonato terá início antecipado para o dia 28 de janeiro, mas será interrompido durante a realização da Copa do Mundo de seleções, com encerramento no dia 2 de dezembro. Já os campeonatos estaduais, serão disputados na janela de 11 de janeiro ao dia 8 de março, com agenda menor no calendário do futebol nacional, de 16 para 11 datas.


A Copa do Brasil, competição conhecida como a mais democrática do futebol brasileiro, ampliará o número de participantes, de 92 para 126 clubes. O torneio também contará com uma ampliação no número de jogos, de 122 para 155. Seguindo a tendência de outras competições a decisão será disputada em partida única no dia 6 de dezembro, com início em 18 de fevereiro.


"Demos o primeiro passo na redução do excesso de jogos para clubes de Série A e ao mesmo tempo vamos promover mais oportunidades para federações e clubes em competições nacionais, democratizando o futebol brasileiro. Times que passavam meses inativos, após seus Estaduais, agora terão competições nacionais para jogar", afirmou o diretor de competições da CBF, Julio Avellar.

Comentários


bottom of page