Charles Chaplin retorna aos cinema de São Paulo em retrospectiva inédita
- EntreFocos

- 9 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de out.
Mostra do Banco do Brasil vai exibir 83 filmes que marcaram a história do cinema
Vitoria Estrela
Com Agência Brasil

De 8 de outubro a 2 de novembro, a capital paulista recebe a mostra de cinema Chaplin, que exibirá 83 filmes do artista em uma espécie de retrospectiva de sua obra. A mostra estará em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com entrada entre R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Entre os destaques estão clássicos falados e obras-primas do cinema mudo que resistiram à chegada do som. A plateia poderá assistir a filmes como Luzes da Cidade (1931), Tempos Modernos (1936), O Grande Ditador (1940) e Luzes da Ribalta (1952).
A programação reúne curtas, médias e longas-metragens, além de sessão inclusiva, curso e debate.
Além disso, serão exibidos curtas de alguns dos primeiros estúdios de cinema norte-americano como Keystone, Essanay e Mutual.
Para oferecer ao público uma experiência cinematográfica próxima à original, a exibição dos filmes será exibida em película (16mm). A curadoria é de José de Aguiar e a produção da Firula Filmes.

De acordo com a curadoria da mostra, Charles Chaplin foi o primeiro artista a alcançar fama internacional na era da cultura de massa, além de ser considerado uma das figuras mais influentes da história do cinema.
“A retrospectiva é rara oportunidade de ver e rever toda a genialidade de Charles Chaplin, que iniciou sua carreira na película em 1914, foi ator, diretor, produtor, roteirista, compositor e contribuiu imensamente para a formação da linguagem do cinema em seus primórdios”, divulgou o CCBB.
A curadoria destaca ainda o estilo de humor característico de Chaplin, baseado em situações do cotidiano e na subversão da realidade sofrida.
“A maneira como Chaplin trata a figura dos mais desfavorecidos, dentro de uma visão humanista, permanece bastante atual. A inspiração que os problemas e dificuldades do início do século XX pareciam gerar em Chaplin, permanecem os mesmos até hoje”, disse o curador José de Aguiar, em nota.
Nascido em Londres, em 1889, Chaplin teve uma infância difícil e desenvolveu sua carreira durante a transição do cinema mudo para o falado, sempre combinando comédia com crítica social.
A programação completa está no site do Centro Cultural Banco do Brasil.






Comentários