China associa agência estadunidense à ataques cibernéticos nas olimpíadas
- Lanna Melero e Vitor Falchi
- 15 de abr.
- 1 min de leitura
Polícia chinesa investiga envolvimento norte-americano em sabotagem

Três agentes da NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) foram adicionados à lista de procurados do Departamento de Segurança Pública de Harbin, na China, nesta terça-feira (15). Eles são acusados de envolvimento em ataques cibernéticos em fevereiro, durante os Jogos Asiáticos de Inverno.
Os ataques, supostamente feitos por Katheryn A. Wilson, Robert J. Snelling e Stephen W. Johnson, foram direcionados aos setores de comunicação, energia, transporte e conservação de água e o objetivo da ação seria “prejudicar a infraestrutura de informações, a segurança nacional e as informações pessoais dos cidadãos e suas finanças”, disse Jin Lian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês.
Em uma reportagem feita pela agência estatal Xinhua, duas universidades estadunidenses também estariam envolvidas na ofensiva virtual: a Universidade da Califórnia e a Virginia Tech. No entanto, não há maior detalhamento sobre o envolvimento dessas instituições no ataque. A acusação surge em meio à guerra tarifária entre EUA e China e entre diversas outras acusações de ataques cibernéticos feitas uma à outra nação.
Comments