Cidade mais feminina do Brasil, Santos tem representação no exército
- Júllia Zequim e Ruan Teixeira
- 17 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2024
Dos 418 mil moradores, 228.8 mil são mulheres; só na prefeitura, 611 cargos são chefiados por elas
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade de Santos tem cerca de 55% da população feminina, o que representa 82,9 homens para cada 100 mulheres. O litoral é considerado o mais feminino do Brasil e conta com 108 militares no Exército Brasileiro.
De acordo com a instituição, das 31 santistas que se alistaram nos últimos cinco anos, 29 permanecem em atividade. Esse número pode crescer a partir de 2025, devido ao início do alistamento militar voluntário para as mulheres, que entra em vigor no mesmo ano.
O impacto da cidade mais feminina do Brasil abrange outras áreas, sendo reflexo em cargos públicos, onde ocupam 54,4% dos postos de liderança do município, em 611 funções de chefia ou coordenação, afirma a Prefeitura de Santos.
Em nota, a vice-prefeita da cidade, Renata Bravo, disse que “Santos tem uma história de vanguarda na defesa dos direitos das mulheres e, desde o início da nossa gestão, temos intensificado esse trabalho investindo em programas, projetos e políticas públicas que visam garantir os direitos das mulheres."
Comments