Com expectativa de 90 mil passageiros, primeiro trem da Linha 17-Ouro chega em São Paulo
- Júllia Zequim e Ruan Teixeira
- 10 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2024
A linha, que inicialmente teria sua conclusão para a Copa de 2014, tem previsão para entrar em operação no primeiro semestre de 2026.

No último domingo (8), chegou em São Paulo o primeiro trem da Linha 17-Ouro do metrô. Composto por cinco vagões que foram fabricados pela empresa chinesa BYD Skyrail, passou por um transporte que durou 40 dias para chegar até a cidade. Além da conexão Congonhas-Morumbi, a linha se integrará com a 5-Lilás e 9-Esmeralda, percorrendo também os bairros Brooklin Paulista e Campo Belo.
Com um custo de R$6,1 bilhões, o monotrilho promete a redução dos intervalos de circulação e é composto por uma bateria de tração, funcionando como uma fonte reserva que irá garantir que o trem chegue até a próxima estação mesmo em casos de queda de energia. Cada vagão tem 3,2 metros de largura com quatro portas e janelas basculantes, que podem ser abertas em caso de emergência. O primeiro dos 14 trens tem capacidade de 616 passageiros e ainda neste ano, é previsto a vinda da segunda composição, finalizando sua entrega em 2025.
Em nota divulgada pelo governo do estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que acompanhou a chegada do trem, afirmou que esse é um trabalho para a otimização da mobilidade urbana e de eficiência de gestão: “A chegada da primeira composição da Linha 17-Ouro à cidade de São Paulo é motivo de muita celebração [...] Retomamos essas obras, que se prolongavam há 12 anos, porque tirar ideias do papel e dar continuidade a ações estagnadas são bases importantes de nosso governo.”
コメント