Eclipse parcial e Superlua: fenômenos podem ser vistos à olho nu
- Guilherme Anéas e Larissa Margarida
- 17 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2024
Eventos serão visíveis a depender das condições climáticas; há previsões para outros episódios ainda neste ano

Nesta terça-feira (17), um eclipse lunar parcial acontece junto com uma Superlua. O fenômeno poderá ser visto no Brasil e em outros locais do mundo como parte da África e da Ásia Ocidental, Europa, América do Norte com exceção do Alasca e partes da Antártida.
Este evento segue uma rara Superlua azul que ocorreu em agosto. A Superlua acontece quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, devido à sua órbita elíptica. Já o eclipse lunar parcial ocorre quando apenas uma parte da Lua é coberta pela sombra da Terra, ao contrário do eclipse lunar total, em que a Lua fica totalmente imersa na umbra da Terra.
Ambos os eventos podem ser vistos a olho nu, desde que as condições climáticas sejam favoráveis. A fase visível a olho nu do evento começará por volta das 23h12 (horário de Brasília), atingirá o pico às 23h44 e terminará no início da madrugada de quarta-feira (18), às 00h15. Também será transmitido no YouTube pelo canal Observatório Nacional.
Neste ano, outras Superluas estão previstas para os dias 17 de outubro e 15 de novembro. Também está previsto um eclipse solar para o dia 2 de outubro.
Comments