Em meio ao Rosh Hashaná, Israel inicia ataque surpresa em Beirute
- Luiz Ottolini e Nathalia Oliveira
- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de out. de 2024
Forças de Defesa anunciaram nova ofensiva contra o grupo do Hezbollah; 48 pessoas morreram nesta quarta-feira

Após o atentado realizado pelo Hezbollah (grupo iraniano) nesta terça-feira (01), as Forças de Defesa de Israel iniciaram ataques em Beirute, capital do Líbano. A ofensiva tem como objetivo único atingir o grupo extremista, nenhuma outra informação foi concedida. Os bombardeios são concentrados nas regiões sul e central da cidade e ocorrem no Rosh Hashaná, o ano novo judaico.
A resposta israelense começou no início da noite da quarta-feira (02) e se estende até o momento, com o último bombardeio realizado na madrugada de quinta-feira (03), pelo horário local. No total, 48 pessoas morreram e outras 96 saíram feridas após os ataques no Líbano nas últimas 24 horas, disse o Ministério da Saúde libanês. O governo libanês ainda não informou se os mortos eram civis.
Em meio aos ataques, os embaixadores de Irã e Israel trocam acusações na ONU, onde o embaixador de Israel, Danny Danon, afirmou que “trata-se de um ataque contra nossa existência, e o mundo assiste em silêncio.” Segundo ele, o tempo de complacência acabou. "São agressores e o mundo não pode mais ignorar isso". Já o embaixador do Irã, Amir lravani, acusou os Estados Unidos de "cúmplices de um regime terrorista" e de fornecer as bombas que estão matando no Oriente Médio, além de vetar qualquer ação do Conselho de Segurança. Ele afirmou que "Israel não quer paz", conforme apuração do G1.
ANO NOVO JUDAICO - O Rosh Hashná marca o início de 5785 no calendário judaico. Celebrado entre os dias 2 e 3 de outubro, não é apenas uma comemoração do Ano Novo judaico, mas um evento religioso de grande significado espiritual, com rituais solenes e familiares.
コメント