EUA e Ucrânia se reúnem na Arábia Saudita para negociações de cessar-fogo na guerra Ucrânia-Russa
- portalentrefocos
- 11 de mar.
- 1 min de leitura
A reunião começou nesta manhã, horas após o maior ataque ucraniano contra a Rússia desde o início da guerra

Hoje (11), a delegação ucraniana e os Estados Unidos se reuniram em Jedá, na Arábia Saudita, a fim de negociar um cessar-fogo na guerra do Leste Europeu. O encontro ocorreu horas após a Ucrânia lançar 337 drones contra a Rússia, o que já está sendo considerado o maior ataque ucraniano na guerra.
A investida é resposta a ofensivas russas realizadas à Ucrânia no sábado (08/03) e na segunda-feira (10/03). Na Rússia, os poucos drones que ultrapassaram as defesas deixaram 18 feridos, três mortos, além de provocarem a suspensão do funcionamento dos quatro aeroportos de Moscou, a destruição de ferrovias e incêndios residenciais.
Além da discussão sobre o acordo bilateral, a reunião também busca reavivar os laços entre Estados Unidos e Ucrânia após o fracasso da reunião do último mês e dos consequentes bloqueios da assistência militar e do compartilhamento de inteligência com Kiev por parte dos Estados Unidos.
Segundo o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, as conversas com Kiev seriam importantes para avaliar se a Ucrânia está disposta a fazer concessões para alcançar a paz. Antes da reunião, Zelensky optou por um posicionamento mais diplomático e informou que "a posição da Ucrânia nessas conversas será totalmente construtiva”, noticiaram agências internacionais.
Comentarios