top of page

Fotojornalista compartilha experiência e 'colete' com alunos da FAPCOM

Atualizado: há 5 dias

Conceição detalha aspectos de luz e postura de aspirantes à profissão enquanto conta sobre sua história no jornalismo


Por: Ana Brunatti e Maria Eduarda Machado

Repórter conta histórias por meio de fotos há quase cinco décadas | Pedro Henrique Menezes e José Emanuell
Repórter conta histórias por meio de fotos há quase cinco décadas | Pedro Henrique Menezes e José Emanuell

A I Semana da Comunicação da FAPCOM (Faculdade Paulus de Comunicação) integrou alunos de todos os cursos e experiências de profissionais de mercado. No Dia do Jornalista (07), o repórter fotográfico José Luiz da Conceição realizou a oficina “Olhares do Cotidiano com o Celular’ e compartilhou histórias fotográficas que acumulou nos quase 50 anos de profissão.


O especialista detalhou técnicas de trabalhos que perpassaram a adolescência e o início da profissão em pequenos jornais, até chegar no uso de novas tecnologias, como o celular. Conceição reforçou aspectos como a motivação e explicou a diferença entre fotógrafo e repórter fotográfico, que precisa ter olhar atento e lapidado para retratar a informação.


“Somos caçadores de histórias. Caçadores de Luz”- Conceição

Ao refletir sobre como o profissional escreve histórias por meio da luz e das lentes, com um olhar crítico e criativo para cenas do cotidiano, o repórter destacou a importância de estar preparado para encarar desafios. Para ele, o impossível pode se tornar possível.


NA PELE - O convidado contou com a participação efetiva dos alunos. Enquanto contava a experiência de um repórter fotográfico e explicava histórias de sua carreira, Conceição entregou colete e câmera aos alunos para ilustrar a postura do profissional para evoluir na área.

Comments


bottom of page