Fraude do INSS: governo se movimenta para devolver dinheiro de aposentados lesados
- Iris Freitas
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Mais de R$1 milhão de instituições foram acionadas por solicitação de reembolso
Com Agência Brasil

Nesta quinta-feira (15), o site do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou que 1.051.238 de segurados formalizaram a contestação de descontos associativos não autorizados na plataforma Meu INSS e pelo canal 135 de atendimento telefônico. A devolução dos valores é uma resposta do governo federal após identificar cobranças irregulares feitas por associações em aposentadorias e pensões.
O montante desviado entre 2019 e 2024 chega a R$ 5.9 bilhões. Desde a última terça-feira (14), os beneficiários já podem verificar se autorizaram ou não esses descontos. Também é possível identificar a entidade responsável pela cobrança, por meio do serviço "Consultar Descontos de Entidades Associativas", disponível no aplicativo Meu INSS.
Desde então, mais de 4,3 milhões de usuários acessaram a plataforma para conferir os valores descontados. O prazo para solicitar o reembolso ainda não foi definido. As associações cujo as baixas foram contestados terão 15 dias úteis para apresentar documentação individualizada comprovando a autorização da cobrança.
ATENÇÃO - O INSS reforça que não realiza contatos por telefone, SMS, e-mail ou WhatsApp para tratar desse assunto. As comunicações oficiais são feitas exclusivamente pelo número 135 ou pelo portal Meu INSS.
Comments