top of page

Governo australiano planeja proibir redes sociais para crianças e adolescentes

Atualizado: 27 de set. de 2024

Primeiro-ministro anunciou um teste de verificação de idade para redes sociais nos próximos meses

Redes Sociais | Foto: Getty Images

Nesta terça-feira (10), o governo da Austrália anunciou um plano para proibir o acesso à internet para crianças e adolescentes. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Anthony Albanese e divulgado pela agência de notícias Reuters. Segundo o líder australiano, uma das principais motivações para a medida é combater o cyberbullying, cada vez mais presente nas redes sociais. 

Albanese ressaltou que deseja ver as crianças brincando e socializando de forma saudável, contrastando com o que as redes sociais têm promovido entre os jovens. "Queremos que elas tenham experiências reais com pessoas reais, porque sabemos que as redes sociais estão causando danos sociais”, disse o primeiro-ministro à uma emissora local.

Em julho, o regulador de segurança do país já havia pedido que as empresas de Internet desenvolvessem códigos detalhados para limitar o acesso de menores de idade a conteúdos inadequados, como pornografia. A nova proposta do governo é vista como um passo ainda mais radical na proteção dos jovens.

Enquanto o plano australiano ainda está em fase de elaboração, a proposta já gera debates sobre o equilíbrio entre a preservação infantil e a liberdade de acesso à informação, levantando questões sobre como essas medidas poderão ser implementadas e quais serão as suas consequências a longo prazo.

MUNDO - Medidas similares têm sido discutidas e implementadas em outras partes do mundo, mas enfrentam desafios legais e técnicos, como o uso de redes que mascaram a localização e os conteúdos acessados. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Flórida aprovou uma lei que restringe o uso de redes sociais para menores de 16 anos, proibindo completamente o acesso para aqueles com menos de 14 anos, mesmo com autorização dos pais. A lei, aprovada em março deste ano, entrará em vigor em 2025.



コメント


bottom of page