Governo lança acervo online com patrimônio cultural do Brasil
- EntreFocos

- 20 de out.
- 1 min de leitura
Plataforma reúne fotos, vídeos e textos sobre 60 bens imateriais brasileiros.
Vitoria Estrela
Com Agência Brasil

Pessoas em procissão no Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará | Crédito: ASCOM/Círio de Nazaré
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reuniu mais de 2.000 documentos relacionados a todo o patrimônio cultural imaterial do Brasil. O acervo foi disponibilizado dentro da plataforma Bem Brasileiro.
No site, é possível encontrar fotos, vídeos, textos e diferentes publicações sobre os 60 bens imateriais registrados pelo Iphan desde que essa categoria foi criada no ano 2000.
O presidente do Iphan, Leandro Grass, explicou que os bens materiais são formas de expressão e celebrações não-palpáveis. É o caso do Círio de Nazaré, do forró, do carimbó, do maracatu e do chorinho, que já podem ser encontrados no Bem Brasileiro.
“Essa plataforma vai facilitar o acesso das pessoas para entenderem o que são esses bens. E principalmente poderem se engajar na salvaguarda e na preservação das comunidades”, disse Grass, segundo a Agência Brasil.

São Paulo (SP), 14/10/2025 | Plataforma Bem Brasileiro / Crédito: Reprodução
O público-alvo da plataforma são pesquisadores, estudantes e grupos que mantêm vivas essas formas de expressão.
Isso porque o acervo também conta com o contato de mestres, grupos culturais e organizações parceiras do Iphan que preservam e promovem o patrimônio imaterial em todo o Brasil.
O Bem Brasileiro foi desenvolvido pelo Iphan, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Laboratório de Inteligência de Redes da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UnB).







Comentários