Governo lançará sistema de alerta intrusivo contra desastres climáticos
- João Galdino
- 13 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

Foto: Pinterest
Depois dos desastres climáticos e humanitários no Rio Grande do Sul, o Governo Federal planeja lançar, nas próximas semanas, o “cell broadcast”. O sistema, mais intrusivo de alertas, será usado pela Defesa Civil, via mensagens ou sons, ao celular de pessoas próximas às áreas de risco.
O “cell broadcast” é uma determinação da Anatel às operadoras de telefonia. Com ele, os usuários receberão o alerta sobreposto ao conteúdo que estejam acessando no celular no momento da emergência.. O recebimento do alerta não dependerá de cadastro prévio: basta estar na área de risco, que o usuário receberá a informação. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, a ANATEL, a tecnologia vem sendo testada desde janeiro de 2023.
A coordenação será da própria ANATEL, junto ao chamado “Grupo de Implementação,” de que fazem parte as prestadoras de serviços móveis Claro, Tim, Vivo, Algar, Sercomtel, o Sindicato Nacional de Empresas de Telefonia Móvel e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O grupo também destaca a importância de órgãos da Defesa Civil e governos estaduais para delimitação de áreas prioritárias que servirão de teste para a nova tecnologia.
Yorumlar