top of page

Governo prorroga prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do ENEM 2025

Pedido deve ser feito na página do participante pelo site do INEP até o dia 02 de maio


Alunos se preparam para o Enem 2025 | Reprodução:  Paulo Pinto/Agência Brasil
Alunos se preparam para o Enem 2025 | Reprodução:  Paulo Pinto/Agência Brasil

O governo federal informou, em conjunto com o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do ENEM foi prorrogado. O período, que se encerraria na sexta-feira (25) foi estendido para o dia 02 de maio até as 23h59. 


“Particularmente achei justo, visto que muitas pessoas que precisam da taxa perderam a data por falta de informações ou dificuldade de acesso. Tem muita gente que depende dessa prova para entrar nas faculdades, então é interessante que coloquem um prazo mais prolongado, para que todos possam se organizar e conseguir se inscrever. Quanto mais acessível, melhor.” - Suzana Tristão, estudante da Etec de Ribeirão Pires

O Inep ressalta que mesmo com a anulação da taxa, o participante deve realizar a inscrição, pois o pedido de isenção não garante a participação no exame. O MEC estabelece a gratuidade para pessoas que se encaixam nos seguintes perfis:


  • Estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio em escola pública (em 2025) e pessoas que fizeram todo o ensino médio em rede pública ou bolsistas integral em escola privada.

  • Participantes do programa Pé-de-Meia e Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e que possuem renda familiar de até três salários mínimos ou per capita de até meio salário mínimo.  


A prorrogação da data também valerá para as pessoas que precisam justificar a ausência na edição anterior. Quem esteve nos dois dias do Enem 2024 precisa justificar o motivo da falta, caso queira garantir a gratuidade no exame de 2025. O prazo para recursos e divulgação dos resultados relativos à isenção e a justificativa de ausência estão mantidos, com data final prevista para o dia 22 de maio. 



Comentarios


bottom of page