top of page

IBGE divulga dados da taxa de alfabetização no Brasil

Censo 2022 mostra como está a educação nas regiões do país

93% dos brasileiros são alfabetizados (reprodução: IBGE)


Na última sexta-feira (17), foram divulgados os resultados do Censo 2022 no campo da educação, com as taxas de analfabetismo e alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais, de diversas raças. Essa foi a décima divulgação nacional da pesquisa e ocorreu em um evento realizado na escola de samba Unidos de Vila Maria com a participação do coordenador técnico Gustavo Junger e de representantes da diretoria do IBGE.

Os dados apresentados mostram que os mais alfabetizados são pessoas amarelas, com 97,54% dos homens e 97,48% das mulheres, enquanto os com menos alfabetização são os indígenas com 85,13% dos homens e 82,78% das mulheres com acesso à educação.

Entre as regiões do Brasil, o Sul apresenta os melhores índices gerais do país, tendo 96,55% da população alfabetizada. Já a região Nordeste é a mais defasada, com 85,79%. O Sudeste traz a maior quantidade de indígenas alfabetizados, com 8,31% de analfabetos.

Na comparação entre as regiões, existe grande discrepância nos resultados. Os mais significativos são os da região Nordeste, que se mostra a menos favorecida na educação.



Comentarios


bottom of page