INAF: pesquisa indica que 29% da população brasileira é analfabeta funcional
- Beatriz de Almeida e Evelyn Carvalho
- há 20 horas
- 1 min de leitura
Percentual continua o mesmo de 2018, quando foi realizada a última análise
Com Agência Brasil

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (05) mostra que três em cada dez brasileiros entre 15 e 64 anos não sabem ler ou escrever ou sabem "muito pouco", por isso, são considerados analfabetos funcionais. O Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional) tem como critério de avaliação para este grupo, pessoas que embora saibam reconhecer letras e números têm dificuldades em usá-los.
O levantamento também revelou que houve um aumento de 2% do analfabetismo funcional entre brasileiros de 15 a 29 anos, segundo pesquisadores, o crescimento pode ter ocorrido devido a pandemia, período em que muitos jovens ficaram sem aulas. De forma inédita, o Inaf usou o contexto digital para analisar como as transformações tecnológicas interferem no cotidiano.
“A gente vai precisar melhorar o ritmo de como estão acontecendo as coisas porque estamos já em um ambiente muito mais acelerado, em meio a tecnologias, à inteligência artificial. Precisamos garantir que as crianças, os jovens, os adolescentes que estão ainda, inclusive, no ensino fundamental, possam ter o aprendizado adequado para a sua idade e tudo aquilo que é esperado dentro da educação básica” - Esmeralda Macana, coordenadora do Observatório de Fundação Itaú.
Comments