Katia Raya estreia em Semana da Comunicação com sala lotada
- portalentrefocos
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de abr.
Libanesa especialista em Marketing e Ciência de Dados inaugura oficina e conta como visualizar e interpretar conexões na comunicação
Por: Camila Casimiro e Isabela Koch

Na I Semana da Comunicação da FAPCOM (Faculdade Paulus de Comunicação), a especialista em Marketing e Ciências de Dados, professora Kátia Raya, abriu a noite de segunda-feira (07) com a presença de quase 80 alunos. Com a sala cheia, a especialista compartilhou insights sobre o análise de dados nas mídias sociais e destacou como visualizar e interpretar conexões na comunicação.
A libanesa, doutora em Marketing pela Universidade Sorbonne e especialista em coletar, pré-processar e analisar dados, começou a palestra entoando que as conexões ocorrem entre pessoas pelas empresas ou entre países, e que uma rede criada pode ser dividida em três aspectos: as redes direcionadas, as redes não direcionadas e as redes ponderadas. A palestrante também citou que as redes podem surgir de diversas formas, como a biológica e a política.

Kátia disse que há uma centralidade de grau nas redes, onde existe a centralidade de intermediação - alguém ou algo que é ponte para a junção da conexão de rede -, a centralidade de proximidade - quando se tem um ponto inicial que se comunica rapidamente com todos os outros existentes na bolha - e a centralidade de autovetor - que é a junção e avaliação de um nó em uma rede com outra, analisando a centralidade e proximidade deles.
"Façam conexões, as vezes a conexão mais simples te leva a lugares que você jamais imaginou" - Kátia Raya.
Ao fim da palestra, Kátia trouxe uma visão sobre como as redes sociais afetam a carreira profissional, explicando que o networking permite a criação de laços fortes e fracos, por questões de pertencimento à alguma bolha pré-definida ou por questões estratégicas em prol do próprio benefício.
Comentarios