top of page

Maio Amarelo: campanha reforça a luta contra acidentes no trânsito

Com o tema voltado a diminuição da velocidade, Maio Amarelo inicia ações para conscientização de condutores

Maio Amarelo reforça a necessidade de redobrar atenção no trânsito | José Cruz/Agência Brasil
Maio Amarelo reforça a necessidade de redobrar atenção no trânsito | José Cruz/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (5), o governo federal lançou a campanha Maio Amarelo de conscientização no trânsito com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”. A ação tem como objetivo enfatizar a importância da prudência e do respeito às leis de trânsito para proteção à vida.


De acordo com o DataSUS, do Ministério da Saúde, em 2023, 34.881 óbitos foram registrados no trânsito, um aumento de 987 óbitos em relação a 2022, sendo as principais causas: excesso de velocidade, distração ao volante e desrespeito às normas. Os dados indicam que por consequência de acidentes, a cada 15 minutos uma pessoa morre no Brasil. 


No lançamento da campanha, o secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adroaldo Catrão, atentou que, atualmente, os impactos da tecnologia no dia a dia fazem com que os indivíduos relacionem velocidade ao prazer e comodismo, por isso, a campanha quer dialogar com esse cenário. 


“Estamos apontando a lanterna para o problema e mostrando que são várias as soluções. Não é só fiscalização, radar e multa. Estamos falando de pequenas intervenções viárias e de comportamento humano, de educação para um melhor comportamento”, disse Catrão.

MAIO AMARELO - Por todo o mês de maio, ações serão realizadas para sensibilizar os motoristas sobre o trânsito seguro. Outro fato é que a cor amarela, que significa a atenção nos faróis, é aproveitada para ressaltar a pauta sobre a necessidade da diminuição da violência no trânsito. 


Comments


bottom of page