Mudanças no PIX: entenda as novidades
- Filipe Pereira e Murilo Prado
- 30 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Meio de pagamento instantâneo sofre alterações para aprimorar a segurança; pagamento por aproximação deve facilitar a vida dos usuários

O BC (Banco Central) estabeleceu novas mudanças para o PIX. Além do PIX Agendado Recorrente, que entrou em vigor nesta segunda-feira (28), mais duas novidades passam a valer nos próximos dias: o pagamento instantâneo por aproximação e o limite por transações em novos aparelhos.
O PIX Agendado Recorrente que já existia em alguns bancos, se tornou um serviço obrigatório para todas as instituições financeiras. Essa modalidade possibilita o agendamento de pagamentos com o mesmo valor e dia de cada mês para pessoas físicas e jurídicas. Transações como aluguel, mesada e pagamento de serviços periódicos são exemplos do uso.
Seguindo as novidades, principalmente por fatores de segurança, a partir desta sexta-feira (01) haverá novas diretrizes a respeito de transações para aparelhos não cadastrados. Com limites de R$200 por transação e de R$1 mil diários, os valores não mudam para celulares e computadores já cadastrados nas instituições bancárias, seguindo os limites já estabelecidos entre o cliente e os bancos.
O QUE VEM POR AÍ - O presidente do BC, Roberto Campos Neto, comentou nesta terça-feira (29) mais uma modalidade de PIX, por aproximação, que será anunciada pela instituição junto ao Google em evento na semana que vem. O método funcionará por meio das carteiras digitais dos celulares, assim como os cartões cadastrados, com o cliente aproximando o celular nas “máquinas” para realizar pagamentos. O Banco Central ainda estuda fechar a parceria com a Apple para adicionar o método ao Apple Wallet.
Comments