top of page

Obras da Linha 17-Ouro estão 90% completas

  • Foto do escritor: EntreFocos
    EntreFocos
  • 13 de out.
  • 2 min de leitura

Segundo o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, previsão para o início das operações está para 2026


Felipe Medeiros e Gustavo Fortes


Vista aérea da Estação Vereador José Diniz, da Linha 17-OuroVista aérea da Estação Vereador José Diniz, da Linha 17-Ouro
Linha vai conectar o aeroporto de Congonhas ao transporte sobre trilhos | Reprodução: Paulo Guereta/Governo do Estado de SP

As obras da Linha 17-Ouro, que vai conectar o aeroporto de Congonhas às Linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, estão em fase de finalização. Com previsão para começar a operar em março de 2026, a linha está 90% pronta. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, realizou uma visita técnica às obras da linha na semana passada.


Com 97% de execução e já na fase de acabamento, a estação Vereador José Diniz foi a primeira a receber o governador. O local já tem escadas rolantes, elevadores e sinalização instalados, e atividades de acabamento - como o paisagismo da área externa e testes de sistemas - estão em curso.


Tarcísio também realizou o percurso até a estação Washington Luís, que já está 85% finalizada. A viagem foi feita a bordo de um dos cinco trens já entregues para a linha, fabricados na China pela BYD. A composição fez o percurso totalmente movida à bateria, que permite autonomia de até 8 km.


“As obras estão andando super bem, estamos andando dentro do planejado”, afirmou Tarcísio. “Em março próximo vamos iniciar a operação assistida, já com passageiros. E, no segundo semestre do ano que vem, vamos dar início à operação comercial”, afirmou o governador.

A Linha 17-Ouro vai atender mais de 93 mil passageiros por dia, conectando o aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda, com oito estações e 6,7 km de extensão operacional. 




Comentários


bottom of page