top of page

Oficina 'desvenda o mistério' por traz das plataformas de recrutamento

Alunos da instituição receberam  monitoria de como produzir currículo para a 'Gupy'


Por: Lauryn Amaral e Raissa Neves

O jornalista lotou a sala de alunos interessados pela formação de currículo para a Geração Z | Evelyn Carvalho e Beatriz Almeida
O jornalista lotou a sala de alunos interessados pela formação de currículo para a Geração Z | Evelyn Carvalho e Beatriz Almeida

Na manhã desta terça-feira (08), a FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) realizou a I Semana de Comunicação e recebeu o fundador da Criaz, Erick Sales. A oficina "Como criar um currículo eficaz nas plataformas digitais", teve foco especial na plataforma de recrutamento ‘Gupy’, considerada a mais temida pela geração Z.


Durante a realização da oficina, Erick apresentou o modelo de currículo ATS, considerado adequado para plataformas de recrutamento que utilizam uma seleção robotizada. Diante de uma sala cheia de estudantes apreensivos, o comunicador explicou tópicos chaves que não podem faltar em um currículo:


·         Apresentação social (nome, cidade, e-mail, número de contato e LinkedIn)

·         Objetivo

·         Experiência profissional ou acadêmica

·         Formação acadêmica

·         Prêmios e Projetos

·         Idiomas 

 

Questionado sobre o principal desafio enfrentado pela  geração Z na hora de criar um  currículo para estágio, o palestrantes recomendou procurar plataformas que ofereçam oportunidades de criar portfólio. "Um bom exemplo é o 99 freelas, que conecta pessoas a pequenos projetos pagos. Mesmo cobrando um valor simbólico, você já começa a ganhar experiência prática — e isso já pode ser incluído no currículo."


Sales também destacou que é essencial aproveitar os projetos acadêmicos. ""Eu sei que a FAPCOM, por exemplo, oferece diversos laboratórios e atividades experimentais. Se você souber apresentar isso da forma certa no currículo, já conta como vivência. É a famosa “prova social" da sua capacidade.”


Logo após a aula introdutória sobre como elaborar um currículo ATS, os alunos foram desafiados a aplicar os conhecimentos adquiridos em prática. Divididos em grupos, criaram currículos criativos para  uma persona, com habilidades fornecidas pelo palestrante.


Acredito que a minha maior dificuldade é colocar experiência prática mesmo. Eu faço conteúdo pra mim mesmo na internet, sobre futebol, mas não tenho muitas vivências como trabalho formal, como as pessoas costumam considerar. Eu vejo isso como trabalho, de produção de conteúdo, mas muita gente fala: “ah, isso não é trabalho de verdade”, sabe? Então, tenho essa dificuldade de entender como apresentar isso de forma que seja valorizada” - Pablo Antonio, estudante de Jornalismo.

Ao final da dinâmica, o palestrante disponibilizou um verificador de currículos, fornecendo uma análise  para os estudantes medirem o nível de compatibilidade com plataformas de recrutamento. Os grupos que atingiram  a média maior que 90 pontos de adequação participaram de um sorteio para concorrer a ingressos para um evento com grandes profissionais da área, oferecendo a oportunidade de criar conexões e expandir o networking no mercado da comunicação.


Comments


bottom of page