top of page

Prefeito de São Paulo confirma projeto de mudança da GCM

Plano de reestruturação, com discussão ainda em vigor, projeta ampliar poder da Guarda, que passará a ter status de 'Polícia'


Além da troca de nome, Nunes prevê formação especializada dos agentes  | Douglas Ferreira/REDE CÂMARA SP
Além da troca de nome, Nunes prevê formação especializada dos agentes | Douglas Ferreira/REDE CÂMARA SP

Nesta segunda-feira (10), o prefeito Ricardo Nunes (MDB), durante coletiva do Balanço do Carnaval de 2025, confirmou a reestruturação da GCM (Guarda Civil  Municipal), tanto no nome como no processo de formação. De acordo com apuração da CNN, o chefe do Executivo indica que essa mudança favorece a Guarda que já atua de forma similar às outras forças policiais de São Paulo.


O projeto de lei propõe reforçar a atuação da GCM, começando pela ressignificação de seu nome para Polícia Metropolitana ou Polícia Urbana. Em tese, a ideia é proporcionar maior poder aos agentes que atuam na instituição, incluindo a academia de formação especializada para os guardas.


A alteração entrou em discussão plenária desde fevereiro, mas foi adiada devido ao Carnaval. Segundo informações da Folha de São Paulo, ainda existem entraves para a aprovação dentro da base do governo. O presidente da Câmara, Ricardo Teixeira (União), afirmou que as discussões serão ainda nesta semana e seguirão para o segundo turno de votação.


Comments


bottom of page