top of page

Programação cultural de setembro valoriza produção audiovisual

  • Foto do escritor: portalentrefocos
    portalentrefocos
  • 3 de set.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de set.

Confira mostras de cinema que acontecem em São Paulo; Cinefantasy e OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros são opções gratuitas


Henrique Franzé e Laura Alves

com Agência Brasil Setembro começa recheado de opções para quem espera montar sua agenda cultural. A partir desta semana, acontecem as mostras “Cinefantasy”, disponível até 14 de setembro no CCSP (Centro Cultural São Paulo) e também “OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros” com sua quarta edição, da rede SESC, que ocorre até o dia 11 de setembro.

Artistas negros ganham destaque | Reprodução: Sesc
Artistas negros ganham destaque | Reprodução: Sesc

Cinefantasy A programação é gratuita e exibe mais de 100 filmes de 30 países que exploram as fronteiras entre o real e o imaginário, e é uma realização da Fly Cow Produções por meio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura. “O cinema fantástico tem essa busca por território, para sonhar e ter medo, e também provocar. É um portal para você sair um pouco do mundo real, que não é fácil, e ir para a fantasia”, comentou o diretor do festival, Eduardo Santana. 

A mostra conta com diversos filmes nacionais, para Eduardo Santana o cinema fantástico vem crescendo no Brasil, se destacando com elementos da cultura brasileira. “Eu falo que o cinema nacional é como a nossa literatura, muito única. [No caso do cinema fantástico], lá no início, a gente copiava bastante o americano. Hoje tem uma nova turma colocando na tela toda a nossa brasilidade. [No festival] tem o Cordão de Prata, que é um filme 100% brasileiro, tem o Obelina, feito no nordeste brincando com a literatura de Cordel, e O Ingazeiro, uma animação com temática nordestina”, apontou.


O evento também contempla curtas-metragens, divididos em categorias que englobam horror, ficção científica e fantasia, e também destacam grupos específicos, como filmes com direção feminina, narrativas queer e diaspóricas africanas.   Confira a programação completa.

OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros

Já a seleção de filmes nacionais feitos por cineastas negros ou que tenham pessoas negras no protagonismo destaca a importância histórica do audiovisual e sua contribuição para a descolonização do olhar. Grande parte da programação é gratuita e aberta ao público, ocorrendo em unidades localizadas  no interior e litoral paulista (Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Franca, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos e São José dos Campos). Além disso, parte dos filmes também será exibida no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, na capital paulista. Com início nesta quarta-feira (3), no Cinesesc, na capital paulista, com a pré-estreia do filme Suçuarana, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges, a mostra também traz uma vasta programação, como Curso: cinema revelado e Luiz Melodia no coração do brasil.








Comentários


bottom of page