top of page

Putin impõe exigências no cessar-fogo proposto pelos EUA

Presidente russo descarta a possibilidade de desanexar os territórios conquistados na Ucrânia

Com CNN e BBC

Vladimir Putin, em coletiva de imprensa em Moscou, na Rússia | Reprodução/ Youtube CNN Brasil
Vladimir Putin, em coletiva de imprensa em Moscou, na Rússia | Reprodução/ Youtube CNN Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou hoje (13) que está disposto a colaborar com o cessar-fogo proposto pelos Estados Unidos, desde que suas condições sejam aceitas por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia. As negociações avançaram com a chegada de Steve Witkoff à Rússia, enviado especial do governo norte-americano.


"A ideia do cessar-fogo em si é correta e certamente a apoiamos, mas há questões que precisamos discutir", declarou Putin em coletiva de imprensa. Entre suas exigências estão: garantias de segurança para a Rússia, inelegibilidade da Ucrânia à OTAN e a impossibilidade de reverter a anexação dos territórios ocupados.

Para Zelensky, a Rússia prefere não cessar-fogo. “Ele está de fato preparando uma rejeição no momento, porque Putin está, é claro, com medo de dizer ao presidente Trump que quer continuar esta guerra, que quer matar ucranianos”. O líder da Ucrânica, alega que o presidente russo concorda com a interrupção dos combates a princípio, mas que precisa avaliar os detalhes.


Os interesses opostos dos representantes de cada Estado estão impedindo a unanimidade na decisão apresentada, a expectativa é que resulte, inicialmente, em um cessar-fogo temporário de 30 dias. Os presidentes buscam um acordo de paz duradouro.


Commenti


bottom of page