Sabesp anuncia reajuste de 6,4% na conta de água em São Paulo
- João Carlos
- 21 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
O aumento foi anunciado pela Sabesp em abril, e aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp)

(Foto: G1/Reprodução)
A conta de água vai ficar 6,4% mais cara em 33 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina. A medida foi autorizada no dia 10 de maio, com a divulgação de uma nota técnica da Sabesp, e as tabelas tarifárias foram publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo. A Sabesp informou que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou reajuste de 6,4469% a partir da data do anúncio.
Maio é o mês de data-base, ou seja, para os reajustes da Empresa, autorizados todos os anos sempre neste mês pela Arsesp. O aumento abrange todos os municípios operados pela Sabesp, e sua autorização foi publicada pela Agência em seu site.
Privatização:
O reajuste da tarifa acontece em meio ao andamento do processo de privatização da empresa. Em dezembro de 2023, o projeto de lei para privatizar a companhia foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no mesmo mês. Contudo, a proposta também exigia aprovação na Câmara dos Vereadores de São Paulo, a maior cidade atendida pela empresa. Após uma votação controversa em 2 de maio - inicialmente anulado pela Justiça, que considerou o resultado por considerar o processo irregular e carente de participação popular -, a Câmara recorreu e conseguiu reverter a decisão judicial.
SAIBA MAIS EM:
Comments