Seis milhões deixam a pobreza no Brasil em dois anos
- Isabela Almeida e Milena Domingues

- 10 de set.
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de set.
Análise do CadÚnico aponta redução de 25% das famílias na linha da pobreza em 2025
Isabela Almeida e Milena Domingues
Com Agência Brasil

Levantamento mostra redução de pessoas abaixo da linha da pobreza | Reprodução/Google Maps
Dados da análise de famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único), divulgados pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) em janeiro, indicam que cerca de 6,55 milhões de brasileiros deixaram a linha da pobreza nos últimos dois anos. Em 2023, o número de famílias com renda até R$ 218,00 por pessoa, considerada linha de pobreza, era de 26,1 milhões. O estudo mostra queda de 25% em 2025, quantidade reduzida para 19,56 milhões.
O ministro do MDS, Wellington Dias, classifica a redução como uma combinação de desenvolvimento econômico e social. Para o chefe da Pasta, a saída da pobreza tem ocorrido principalmente pela melhoria no mercado de trabalho e do empreendedorismo.
O CadÚnico funciona como um programa de transferência de renda, como o Bolsa Família, a principal regra para ter direito ao benefício é que a renda individual seja de R$ 218 ao mês. Com o aprimoramento do cadastro por meio de informações de outras bases de dados, o governo consegue incorporar valores, como o recebimento de aposentadoria.
Saiba mais em https://www.mds.gov.br/








Comentários