Unifesp divulga edital para mestrado em educação
- Lauryn Amaral e Raissa Neves
- 15 de abr.
- 2 min de leitura
Inscrições para o processo seletivo estarão abertas a partir de maio para as aulas de 2026

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) divulgou o edital para o mestrado em educação no site da instituição. As inscrições para o ciclo de 2026 começam no dia 2 e se encerram em 13 de maio.
O edital prevê 59 vagas, contando com as cotas para pessoas negras (10 vagas), pessoas indígenas (três vagas) e uma vaga para pessoa trans. A instituição informou que não preencha todas as matrículas no primeiro momento, poderá ampliar a oferta.
Em princípio as inscrições podem ser realizadas no site da universidade. O candidato, além de realizar a inscrição, deve escolher uma linha de pesquisa, manifestar interesse por um orientador, anexar um projeto de pesquisa em formato de PDF conforme sugerido no edital e informar o ID do Currículo Lattes.
Os inscritos precisam, no mínimo, estarem em fase de conclusão do curso de graduação mediante apresentação de certificado de conclusão e termo de compromisso para posterior entrega do diploma ou serem portadores de diplomas de graduação reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).
O curso tem duração de dois anos, em modelo presencial, no campus da Unifesp em Guarulhos. É obrigatório para permanecer no mestrado a matrícula em, pelo menos, uma disciplina do primeiro semestre.
Coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da EFLCH/UNIFESP (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp), o curso oferece como linhas de pesquisa:
Educação: desigualdade, diferença e inclusão;
Estado, trabalho e educação;
Escola pública, formação de professores e práticas pedagógicas;
História da educação: sujeitos, objetos e práticas;
Linguagens e saberes em contextos formativos.
Comentários