É falso que a Jovem Pan noticiou a vitória de Bolsonaro na Nova Zelândia
- Karina Benevides, Theo Ferraz, Eduardo Kuntz Fazolin, Rayane Macedo, Carine Strasburg
- 27 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Por: Karina Benevides, Theo Ferraz, Eduardo Kuntz Fazolin, Rayane Macedo e Carine Strasburg

É falso que a emissora Jovem Pan informou a reeleição de Jair Bolsonaro nas eleições de primeiro turno na Nova Zelândia. A imagem que teve grande repercussão nas redes sociais foi modificada.
Antes das eleições do primeiro turno no Brasil, circulava nas redes sociais e em grupos bolsonaristas no Telegram uma notícia, divulgada supostamente pela Jovem Pan, que afirmava a vitória de Bolsonaro na Nova Zelândia. A foto em questão mostrava um layout diferente daquele utilizado pela emissora, o que já demonstrava o caráter falso da notícia.
As eleições em países como a Nova Zelândia começam e terminam mais cedo que o Brasil,
em virtude do fuso horário, o qual possui 16 horas de diferença em relação ao horário nacional. Por conta disso, os resultados eleitorais podem ser divulgados antecipadamente,
o que pode tornar o cenário mais vulnerável de fake news.
Ao analisar o site da Jovem Pan, verificamos que a emissora não publicou a notícia exposta
na imagem em grande circulação. O que a produtora midiática de fato noticiou, no dia 01 de
outubro às 16h50, foi apenas o início das eleições na Nova Zelândia, o que comprova a manipulação do conteúdo divulgado em grupos bolsonaristas.
Além disso, segundo a embaixada brasileira em Wellington, foi o candidato Lula quem venceu as eleições na Nova Zelândia, com 329 votos, enquanto Bolsonaro teve apenas 71.

(Foto: Twitter - Central Eleições)
Comments