top of page

Número de lares com insegurança alimentar grave cai 19,9% no Brasil

  • Foto do escritor: EntreFocos
    EntreFocos
  • 14 de out.
  • 1 min de leitura

No mesmo ano em que o Brasil sai do Mapa da Fome, 624 mil famílias deixaram de enfrentar a fome nos lares brasileiros. Tayna de Paula

Agência Brasil

ree

Refeição completa com arroz, feijão, carne, legumes e farofa que representa o prato típico consumido em milhões de lares brasileiro | Créditos: Arquivo /Agência Brasil O número de domicílios em situação de insegurança alimentar grave no Brasil caiu 19,9% em um ano. Em 2023, eram 3,1 milhões de lares nessa condição; em 2024, esse número reduziu para 2,5 milhões. Com isso, o percentual de domicílios afetados passou de 4,1% para 3,2%.


Os dados fazem parte da edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) sobre segurança alimentar, divulgada em outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Em nota, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, comemorou os resultados e destacou que o país voltou ao menor patamar de fome da série histórica, igualando o recorde de 2013.


“Em 2025, o Brasil celebra duas conquistas históricas: a saída do Mapa da Fome e a redução da insegurança alimentar grave ao menor nível da série histórica do IBGE”, afirmou o ministro. “Levamos dois anos para reconquistar uma marca que, no passado, levou dez anos (2003-2013) de construção de políticas públicas para ser alcançada”, completou.

A pesquisa ouviu famílias em todas as regiões do país e investigou a percepção dos moradores sobre a insegurança alimentar nos três meses anteriores à entrevista.



Comentários


bottom of page