top of page

Palácio Tiradentes recebe exposição dos 75 anos do Maracanã

  • Foto do escritor: portalentrefocos
    portalentrefocos
  • 2 de set.
  • 2 min de leitura

Estádio já recebeu finais de Copa do Mundo, craques, estrelas da música e até o Papa


Bianca Oliveira e Jailson Menezes

Com Agência Brasil

Mostra conta com 430 peças raras do maior estádio do Rio de Janeiro; bola utilizada na despedida do Rei Pelé é um dos destaques | Priscila Rabello/Divulgação
Mostra conta com 430 peças raras do maior estádio do Rio de Janeiro; bola utilizada na despedida do Rei Pelé é um dos destaques | Priscila Rabello/Divulgação

Um dos estádios mais marcantes do Brasil, o Maracanã está sendo homenageado na exposição “75 Anos do Maracanã: um senhor estádio a todo vapor”, em alusão ao aniversário. O evento acontece no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro, a partir deste sábado (30) e segue até o dia 20 de outubro.


A exposição promete despertar emoções por meio de memórias e aprendizados, à medida que o público percorre as obras. Ao todo, são 430 peças de um acervo raro, com itens como: a cadeira perpétua do estádio da época da inauguração, em 1950; a bola utilizada na despedida de Pelé da Seleção Brasileira, em 1971; a medalha do título mundial do Santos; e uma camisa autografada por Garrincha, usada em seu último jogo no estádio, em 1973.


Além disso, a mostra reúne objetos das carreiras de atletas como Zico, Roberto Dinamite, Romário, Renato Gaúcho, Neymar e Maradona. A exposição também relembra visitas marcantes ao estádio ao longo das últimas sete décadas. Entre elas, destacam-se as do Papa João Paulo II, em 1980 e 1997, e o show do cantor Frank Sinatra, em 26 de janeiro de 1980.

No dia da estreia e em 12 de outubro, estão previstas visitas teatralizadas, que acontecerão de hora em hora e contarão a história do Maracanã.


HISTÓRIA - O nome Palácio Tiradentes, dado ao prédio histórico, não é apenas uma homenagem ao líder da Inconfidência Mineira. Antes de ter a construção atual, em estilo neoclássico, o local serviu, por três dias, como prisão do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Foi em 21 de abril de 1792 que a construção ganhou seu nome e, até hoje, exibe uma escultura do mártir logo na entrada.

Comentários


bottom of page