top of page

Rio de Janeiro recebe 1º lote de antídoto contra metanol

  • Foto do escritor: EntreFocos
    EntreFocos
  • 7 de out.
  • 1 min de leitura

Brasil tem 17 casos confirmados e 14 estados sob suspeita; duas mortes foram confirmadas


Heloize Izzo e Lavínia Caparroz

Com Agência Brasil

Bebidas alcóolicas em risco | Reprodução: Flickr
Bebidas alcóolicas em risco | Reprodução: Flickr

Nesta segunda-feira, 6, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) recebeu a primeira entrega de etanol enviada pelo Ministério da Saúde para tratamento de pacientes contaminados pelo metanol.


Até o momento, o Brasil tem 17 casos confirmados e 14 estados sob suspeita, segundo o boletim atualizado do Ministério da Saúde. Duas mortes foram confirmadas e outras 12 estão sendo investigadas.


A secretária de Saúde, Claudia Mello, estabeleceu que as UPAs registrem os casos de pacientes com sintomas compatíveis à intoxicação por metanol. Ela também alerta sobre a importância da prevenção:


“Reforçamos a urgência de ter o antídoto no estado, porque o tempo é primordial para o sucesso do tratamento para a intoxicação. O nosso Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde monitora de perto as suspeitas registradas até o momento. Recomendamos à população evitar bebidas de procedência duvidosa”.

SINTOMAS - Náuseas, dor abdominal e tontura são sinais que podem aparecer nas 12 primeiras horas. É possível notar a alteração no sangue por meio de exames.


Em casos mais graves, os sintomas podem evoluir para uma cegueira irreversível, coma e falências dos órgãos.


As unidades de saúde estaduais foram orientadas referentes aos sintomas apresentados e o tratamento de possíveis contaminações por metanol.


Sob supervisão da Profª Patrícia Basilio



Comentários


bottom of page