top of page

'Virada Sustentável' anima o fim de semana paulista

  • Foto do escritor: Anderson Carlos e Arthur Coelho
    Anderson Carlos e Arthur Coelho
  • 17 de set.
  • 2 min de leitura

Evento está programado para ocorrer entre os dias 19 e 21 de setembro na Casa das Rosas


Anderson Carlos e Arthur Coelho

Com Agência SP

Festival completa 15 anos e se consolida com o maior atração sustentável da América Latina; atividades já passaram por 14 cidades de diferentes estados  | Reprodução: Google Maps
Festival completa 15 anos e se consolida com o maior atração sustentável da América Latina; atividades já passaram por 14 cidades de diferentes estados | Reprodução: Google Maps

A Virada Sustentável 2025 reunirá pensadores, pesquisadores e atividades relacionadas ao tema ambiental entre sexta-feira (19) e domingo (21). O maior festival de sustentabilidade da América Latina terá como sede a Casa das Rosas, localizada próxima à estação Brigadeiro e gerida pela Organização Social Poiesis, em conjunto com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.


A abertura vai ocorrer às 10h30, com o projeto Consultas poéticas, realizado em parceria com o parisiense Théâtre de la Ville, que chega pela primeira vez à capital. Ainda acontecerão duas exposições cinematográficas com trechos do filme Biocêntricos, de Fernanda Heinz Figueiredo, e  A Terra Fala, de Christina Carvalho Pinto, assim como um desfile de feira de brechó idealizado pelo Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura.


No dia seguinte, a atração ficará com atividades interativas sobre sustentabilidade comandadas pelo movimento Teach The Future ao lado da apresentação da maquete dinâmica da água do professor José Carlos Perdigão. Também ocorrerão atividades de dança e uma roda de conversa com o pesquisador Paulo Nobre. No período da tarde, o público terá a companhia do espetáculo Rastro, da TF Cia de Dança e da diretora Mara Mourão, que terá seu documentário Muito além do lucro exibido.


O evento começará no domingo com a roda de conversa Raízes da Resistência, uma iniciativa liderada por Txai Suruí, Jacy Martins e Day Moreira, sobre a mediação de Shirley Pankara, que debate o protagonismo feminino indígena na defesa da terra e da vida. Os artistas da Terra Indígena Jaraguá também estarão presentes na parte do jardim, onde será realizada a Feira de Arte Indígena. Assim como  o diretor Caio Silva Ferraz, que fará parte de um bate papo sobre seu filme De onde vem a água?, exibido após as atrações de jogos infantis do dia.


O fechamento do evento deve ocorrer com a mesa-redonda Central da COP (Conferência das Partes pelo compromisso climático), organizada pelo Observatório do Clima em linguagem acessível. Em paralelo, o espaço Casa da Percepção, localizado dentro da Casa das Rosas, contará com experiências imersivas sobre o futuro climático que vão desde shows musicais até jogos de colaboração e dança.


Comentários


bottom of page