Presidente da COP30 diz que adaptação climática é prioridade
- Larissa Lima, Gustavo Laureano e Giovanna Ramos

- há 4 dias
- 2 min de leitura
Reunião não deverá focar na mitigação das emissões de gases de efeito estufa
Gustavo Laureano
Com Agência Brasil
O embaixador André Corrêa do Lago, atual secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e presidente da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), apresentou as expectativas para o evento que acontecerá de 10 a 21 de novembro em Belém (PA).
No COP30 Business & Finance Fórum, promovido nesta segunda-feira (03) pela Bloomberg Philanthropies, em São Paulo, o embaixador disse a adaptação climática deveria ser o foco da COP30, sobretudo considerando os ajustes necessários para lidar com os impactos já existentes ou inevitáveis da crise climática.
Com a aceleração da mudança do clima, você precisa de adaptação enormemente e a população do mundo está muito mais sensível aos esforços de adaptação porque atinge a vida das pessoas. Então, adaptação é uma prioridade absoluta dessa COP - André Corrêa
Além disto, o embaixador comentou sobre o objetivo do governo brasileiro em conseguir US$10 bilhões em investimentos públicos dos países participantes da COP30 para o Fundo Tropical das Florestas, que busca a preservações florestal e que os países que conseguirem a meta serão recompensados financeiramente com fundos de investimento global.
"A ideia é boa e a maneira como está sendo preparada tem sido muito cuidadosa justamente para atrair a confiança do mundo. Acho que a evolução tem sido realmente excepcional", afirmou o embaixador.
Nos dias 06 e 07 de novembro, também em Belém, acontecerá a Cúpula do Clima, reunindo líderes, chefes de Estado e de Governo. Neste encontro, segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, os presentes apresentarão os principais termos de referência que serão aprofundados e negociados durante a COP30. Para este encontro, está confirmada a participação de 143 delegações nacionais. Esta será a primeira vez que este momento será deslocado do calendário oficial da COP.








Comentários