top of page

Abuso infantil lidera crimes virtuais, aponta pesquisa

  • Foto do escritor: Portal EntreFocos
    Portal EntreFocos
  • 22 de ago.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 3 de set.

Aumento do número de denúncias está atrelado a vídeo do influenciador Felca


Isabela Almeida e Milena Domingues

Com Agência Brasil


Durante o primeiro semestre de 2025, foram registradas 49.336 denúncias anônimas de abuso e exploração sexual infantil na internet, segundo SaferNet. Essas denúncias correspondem a 64% de todas as notificações de crimes cibernéticos no período, evidenciando o agravamento da violência contra crianças e adolescentes no ambiente digital.


Um dos dados mais relevantes foi a manipulação de imagens reais e produção de materiais hiper-realistas, como os deepfakes, revelando o uso crescente de inteligência artificial para criar conteúdos de abuso sexual infantil. 


IA é a principal ferramenta para manipular conteúdos de crianças e adolescentes | Bruno Peres/Agência Brasil
IA é a principal ferramenta para manipular conteúdos de crianças e adolescentes | Bruno Peres/Agência Brasil

EFEITO FELCA - O numéro de denuncias de abuso infantil cresceu após o influenciador Felca divulgar um vídeo, no inicio do mês,  denunciando perfis que usam crianças e adolescentes para promover a adultização infantil. Depois da repercussão do vídeo, a Câmara dos Deputados colocou em pauta a votação do Projeto de Lei (PL) nº 2.628 de 2022, que obriga plataformas digitais a tomarem medidas para prevenir o acesso de conteúdos ilegais ou impróprios nas redes pelas crianças e adolescentes.


1 comentário


laurasbarbosag
23 de ago.

muito interessante!

Curtir
bottom of page