top of page

Eleições: Nova York elege democrata Zohran Mamdani

  • Foto do escritor: Cibele Fiuza e Marcela Muniz
    Cibele Fiuza e Marcela Muniz
  • há 19 horas
  • 1 min de leitura

Novo prefeito venceu a disputa contra o republicano Curtis Sliwa e o ex-governador democrata Andrew Cuomo


Cibele Fiuza e Marcela Muniz

Com Agência Brasil


As eleições deste ano na cidade tiveram recorde de participação da população, com mais de dois milhões de eleitores | Reprodução: Flickr
As eleições deste ano na cidade tiveram recorde de participação da população, com mais de dois milhões de eleitores | Reprodução: Flickr

Zohran Mamdani, integrante do Partido Democrata dos Estados Unidos, foi eleito prefeito da cidade de Nova York nesta terça-feira (04). Com mais de 50% dos votos e apoio majoritário de jovens novaiorquinos, Zohran é descendente de imigrantes e o primeiro muçulmano a exercer o cargo. Além disso, com 34 anos, é o mais jovem desde 1892.


A vitória do democrata foi comemorada na cidade, principalmente pela importância para o cenário eleitoral do país. Além de Mamdani, o Partido Democrata também teve dois governadores eleitos, na Virgínia e em Nova Jersey. Após promover a eleição de democratas em ambos os estados, durante o último final de semana, o ex-presidente Barack Obama parabenizou os políticos pelas vitórias, em suas redes sociais.


Embora chamado de “comunista” pelo presidente Donald Trump (|Republicanos), que ameaçou cortar verbas da cidade em caso da eleição do adversário, o novo prefeito de Nova York se considera socialista. 


Zohran Mamdani venceu a disputa contra Curtis Sliwa, republicano e Andrew Cuomo, ex-governador democrata. 




Comentários


bottom of page