top of page

Fundador da Criaz aborda desafios para ingressar no mercado de trabalho

Atualizado: há 5 dias

Erick Sales palestrou na I Semana da Comunicação da FAPCOM e trouxe dicas sobre interação com a Geração Z


Por: Priscila Gonzales, Thiago Thomaz, Raquel Lana e Milena Blank

Palestra abordou os conflitos geracionais e a importância da presença digital | Gabriella Bonifácio e Mariana Picciarelli
Palestra abordou os conflitos geracionais e a importância da presença digital | Gabriella Bonifácio e Mariana Picciarelli

Na manhã desta terça-feira (08), a FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) recebeu o jornalista em formação, Erick Sales, fundador da Criaz, para uma palestra acerca do cenário atual do mercado de comunicação. O profissional compartilhou algumas experiências colecionadas ao longo de sua carreira, desde coberturas da SPFW (São Paulo Fashion Week) a participações em projetos apoiados pela Disney e Warner, e ainda dividiu experiências no mercado de trabalho para os futuros comunicadores. 


Por meio de dados fornecidos por diferentes veículos, como a CNN, Sales relatou as dificuldades encontradas nas relações profissionais entre as gerações anteriores com a geração Z no mercado atual. Segundo o palestrante, 68% do mercado de trabalho considera um trabalho difícil lidar com a geração Z, já conhecida como GenZ, reforçando os chamados ruídos presentes nas relações atuais entre os líderes e os liderados.


O comunicador também comentou sobre a intersecção entre as áreas da comunicação, que dão a oportunidade dos novos profissionais transitarem entre Jornalismo, Publicidade e Propaganda, entre outros. Criador de conteúdo do Linkedin, ele também apresentou as principais características que devem ser trabalhadas dentro da marca pessoal de todo profissional, como relações interpessoais, tom de voz e a construção de imagem.


À EntreFocos, o palestrante comentou sobre a importância de se adequar ao universo da empresa que você está inserido ou buscando por uma oportunidade. “Se for para uma agência (de publicidade), é esperado que você seja mais 'descoladinho', então tudo bem você não estar todo engravatado na hora da entrevista”, destacou. 


Ao percorrer tópicos como o gerenciamento de carreira necessário para o crescimento profissional de todo comunicador - seja como colaborador CLT ou simplesmente PJ - e dicas sobre a elaboração de um currículos e um portfólios eficazes, a palestra fortaleceu a importância de uma presença digital para os estudantes. “Quando ele falou que o Linkedin tem mais pessoas do que o Twitter aqui no Brasil, para mim, foi bem interessante. Porque eu não tinha essa noção. Abriu minha visão sobre isso”, relatou o futuro radialista, Matheus Souto. 


BATE-PAPO - O público participou de rodada de perguntas abordando tópicos como a criação de relações profissionais, o machismo estrutural presente no mercado de trabalho e os desafios de comunicação entre diferentes gerações no ambiente corporativo. Sales se posicionou a favor do diálogo profissional transparente, incentivou a elaboração de portfólio criativo e a criação de conexões no mercado de trabalho, prendendo a atenção dos alunos em durante toda a palestra ao demonstrar, na prática, os benefícios de conhecer o público e os objetivos de comunicação de uma empresa. 


Comments


bottom of page