Justiça proíbe Trump de cortar financiamento de US$ 2,2 bi para Harvard
- Portal EntreFocos

- 3 de set.
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de set.
Presidente americano tem suspendido centenas de bolsas de estudo alegando que instituições acadêmicas estão promovendo ideologias 'de esquerda radical'
Bervelin Lins
Com Reuters

Um juiz federal dos Estados Unidos decidiu que o governo de Donald Trump (Republicanos) agiu ilegalmente ao cortar cerca de US$ 2,2 bilhões em bolsas de pesquisa destinadas à Universidade Harvard. A decisão impede que o governo continue suspendendo ou retendo o financiamento federal para a tradicional universidade da Ivy League.
A juíza Allison Burroughs reconheceu a importância de combater o antissemitismo no campus, mas afirmou que a verdadeira motivação do governo era pressionar Harvard a ceder controle sobre contratações e corpo docente, violando a liberdade acadêmica garantida pela Constituição dos EUA. Harvard argumentava que a suspensão do financiamento configurava retaliação política e violava direitos de liberdade de expressão.
A Casa Branca criticou a decisão, chamou a juíza de “ativista” e anunciou que recorrerá. A disputa ocorre em meio a uma campanha do governo Trump contra universidades acusadas de tolerar ideologias “de esquerda radical” e negligenciar o combate ao antissemitismo, como já aconteceu com outras instituições da Ivy League, que fecharam acordos financeiros para restaurar seus financiamentos.








Comentários