top of page

No Brasil, milhões de pessoas vivem em situação de baixo desenvolvimento

  • Foto do escritor: Portal EntreFocos
    Portal EntreFocos
  • 8 de mai.
  • 1 min de leitura

Dentro de um grupo de 193 nações, país está classificado na 84ª posição


Criança em situação precária é reflexo dos dados divulgados no estudo | Marcello Casal/Agência Brasil
Criança em situação precária é reflexo dos dados divulgados no estudo | Marcello Casal/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (08), a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) divulgou estudo indicando que 47,3% dos municípios do Brasil vivem em situação de baixo ou crítico desenvolvimento. Os dados foram coletado em 2023 e o resultado do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) aponta que cerca de 57 milhões de pessoas vivem nessas condições.


Em 2013, 36% dos municípios se encontravam na categoria crítica de desenvolvimento socioeconômico, enquanto 41,4% eram baixos - juntos, totalizavam 103,8 milhões de habitantes. Considerando esse padrão, em 10 anos, a média do IFDM no país subiu de 0,4674 para  0,6067, um aumento de 29,8% na qualidade do desenvolvimento.


“Se a gente pegar o padrão de desenvolvimento desses municípios com desenvolvimento crítico apresentado de 2013 a 2023 e projetar para saber em quanto tempo eles vão chegar no nível de desenvolvimento dos municípios com alto desenvolvimento, a gente percebeu que esses municípios com nível de desenvolvimento crítico só vão chegar no padrão das cidades com alto desenvolvimento em 2046.” - Jonathan Goulart, economista-chefe da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Segundo a pesquisa, as cidades com os piores índices estão nas regiões Norte e Nordeste. Por outro lado, as regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste possuem somente 20% de seus municípios nessa situação.








Comentários


bottom of page