top of page

Oficina ensina sobre a arte do 'Zine' no Brasil

Atualizado: 14 de abr.

Professor de filosofia argumenta que o fanzine, apesar de pouco conhecido no país, significa resistência e 'infinitas' possibilidades de comunicação


Da redação

Atividade de Zine realizada na Semana da Comunicação estimulou a criatividade dos alunos de filosofia
Atividade de Zine realizada na Semana da Comunicação estimulou a criatividade dos alunos de filosofia

Nessa terça-feira (08), durante a I Semana da Comunicação, a FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), recebeu o filósofo Alberto Neves para explicar aos alunos sobre o Zine - abreviação de fanzine -, uma arte artesanal feita com papel e grampos em formato de livreto, moldado pelo próprio leitor, com a finalidade de exercer o pensamento filosófico e cultural.


Segundo o especialista, o Zine teve sua origem por fãs de ficção científica como maneira de divulgação dos filmes. Mesmo pouco reconhecido no Brasil, ainda é uma forma de resistência para grupos fragilizados, já que aflora a criatividade e incentiva o pensamento crítico da população marginalizada.


Nas palavras de Neves, "a influência do Zine é algo mundial", e essa influência é refletida no entusiasmo da aluna de filosofia do terceiro semestre, Giovana Nakano. "É um conhecimento que usarei como uma das possibilidades de projeto de vida."

Comments


bottom of page