População americana demonstra favoritismo de Kamala Harris entre mulheres e jovens
- Guilherme Anéas
- 29 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2024
Donald Trump tem vantagem entre homens e mais velhos, apontam pesquisas

Pesquisas realizadas pela internet e por universidades americanas indicam que a candidata democrata Kamala Harris é a preferida da maioria das mulheres e dos jovens, enquanto o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano, mantém vantagem entre homens e eleitores mais velhos. Segundo levantamento divulgado pela NBC News, metade dos entrevistados da geração Z declarou intenção de voto em Harris, enquanto um terço prefere Trump.
Os números são positivos para a atual vice-presidente, especialmente após assumir a candidatura democrata com a desistência de Joe Biden em buscar a reeleição. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Los Angeles aponta que o apoio dos jovens a Harris se deve, em parte, ao que consomem nas redes sociais, à esperança que ela representa e à questão étnico-racial, principalmente para aqueles que cresceram durante o governo de Barack Obama (2009-2017). A campanha de Harris tem investido em aproximar a candidata do público jovem com momentos descontraídos e entrevistas espontâneas, estratégia que fortalece sua imagem entre os jovens.
Nesta semana, o The Guardian destacou que a questão de gênero será um fator determinante na eleição. Pesquisas universitárias mostram que a vice-presidente tem uma vantagem significativa entre as eleitoras mulheres, o que pode prejudicar as chances de Trump entre esse grupo.
Leia também: 'Eleições americanas: Trump reforça ideologia machista'
Por outro lado, Trump continua popular entre homens e eleitores mais velhos, como aponta apuração do jornal britânico. O ex-presidente, que defende uma visão conservadora e promove o slogan "Make America Great Again", atrai esse público com propostas duras sobre imigração e questões LGBTQIA+, além de seu negacionismo em relação às mudanças climáticas.
O voto jovem é considerado crucial pelos analistas e pela mídia americana, embora pesquisas apontem que muitos desses eleitores, mesmo apoiando Harris ou Trump, não têm interesse em comparecer às urnas.
PROPOSTAS - Dentre as propostas decisivas para os eleitores, Kamala Harris já prometeu proibir restrições ao aborto, por outro lado, Trump afirmou que não pretende banir o aborto nacionalmente, deixando a questão para ser decidida pelos estados. Em relação à economia, segundo tema mais importante nas eleições, as propostas de combate à inflação são pouco exploradas nas estratégias de campanha dos dois candidatos.
Colaboração: Rhebeka Moraes
Comments