top of page

Fim de uma era: Honda encerra produção do Civic Type R na Europa com edição especial

  • redacaoentrefocos
  • 6 de jun.
  • 2 min de leitura

João Figliolo


Decisão foi motivada por normas de emissão de carbono mais rígidas na região; novo Prelude assumirá o posto do esportivo a partir de 2026


Honda Civic Type R Ultimate Edition | Fonte: Divulgação/Honda UK Cars
Honda Civic Type R Ultimate Edition | Fonte: Divulgação/Honda UK Cars

A Honda anunciou na última quinta-feira (5), que irá descontinuar a produção do Civic Type R, icônico hot hatch da montadora nipônica, devido à maior rigidez das normas de emissão de carbono na Europa. A sua despedida, no entanto, será em grande estilo, com o início das vendas de uma versão especial – restringida a apenas 40 unidades – batizada de Ultimate Edition. A nova versão homenageia os 28 anos de produção do esportivo compacto.



A edição especial traz grafismos nas laterais e no capô, pintura Branco Championship, teto preto exclusivo, asa traseira em fibra de carbono e console central e soleiras aprimoradas (confira imagem acima). Como brinde  para os compradores, a Honda vai oferecer um chaveiro especial – também em carbono – no formato do emblema com o número do modelo  e uma capa própria para o carro.



Mecanicamente, a versão Ultimate segue igual ao Type R base, com o motor de quatro cilindros 2.0 turbo, de 329 cv e 42kgfm de torque, que entrega um 0-100km/h em 5,4 segundos. O modelo também terá tração dianteira e câmbio manual de seis marchas. Apesar de o valor ainda não ter sido divulgado, a expectativa é que ele que seja bem mais caro que a versão europeia de 69.500 euros (R$ 372 mil). 



Conceito do Honda Prelude 2026 | Fonte: divulgação/Honda Automobille
Conceito do Honda Prelude 2026 | Fonte: divulgação/Honda Automobille

Alinhado às novas normas de emissão de carbono, o cupê Honda Prelude (mostrado na imagem acima), que estreia em sua sexta geração, deverá tomar o posto do Type R em 2026. O modelo terá motorização híbrida – provavelmente com o mesmo sistema e:HEV presente nos atuais Accord, Civic e CR-V –, composta por dois motores elétricos e um a combustão, também 2.0, de 16V. 



A potência não foi revelada, mas é esperado que o modelo tenha por volta de 200 cv, semelhante aos irmãos Civic Hybrid e Accord. 



Com supervisão da Profa. Patrícia Basílio

Comments


bottom of page