
Jaguar Land Rover demite agência de publicidade após rebranding ser alvo de críticas
- João Figliolo
- 16 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mai.
Mudança mais polêmica foi a troca do clássico felino por um logotipo dourado formado pelas letras J e R

A montadora Jaguar Land Rover (JLR) está em busca de uma nova agência de publicidade após reações negativas ao rebranding da marca divulgado no ano passado.
A campanha, intitulada de “Copy Nothing”, apostou em um visual vibrante e provocativo: foram contratados modelos com roupas coloridas e divulgadas frases como “crie exuberante” e “quebre os moldes”, indicando um rompimento total com o passado da marca centenária.
Como esperado, a estratégia não agradou os fãs da marca e gerou fortes críticas nas redes sociais – inclusive de figuras públicas, como do bilionário Elon Musk, CEO da Tesla.
A mudança mais polêmica foi a substituição do clássico felino que estampava a frente dos veículos desde 1950 por um logotipo dourado formado pelas letras J e L estilizadas. A sobriedade da marca também deu lugar às cores Miami Pink, London Blue e Ultramarine Blue, que passarão a compor a paleta de cores dos carros da Jaguar.
Os carros também foram impactados pela mudança na identidade da marca. Um ponto controverso foi o lançamento do conceito Type 00, primeiro modelo da nova geração de veículos da JLR, revelado durante a Paris Fashion Week, em março deste ano.
O veículo, com design poligonal e dominado por linhas horizontais, adotou um visual minimalista e tecnológico, totalmente diferente dos antigos modelos da marca. Além disso, a empresa promete eletrificar toda a frota até o fim deste ano.
A agência responsável pela reformulação do branding da Jaguar foi a Accenture Song, capitaneada por David Droga. Apesar de as relações com a empresa azedarem, o contrato com a montadora vai ser encerrado em meados de 2026.
Com supervisão da Profa. Patrícia Basílio
Comments